domingo, 17 de fevereiro de 2013

Exposição Nià Ijogun – Grande Herança


Três fotógrafos baianos realizam uma exposição coletiva no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) focada na cultura afrodescendente. A mostra intitulada Nià Ijogun, em yorubá significa Grande Herança, ficará em cartaz até o dia 07 de março/2013.

A exposição terá imagens de Rita Freire, Graça Guimarães e Allan Lusttosa e retrata as festas populares da Bahia, os rituais de candomblé e a cultura dos descendentes africanos.

Rita Freire é formada em Fotografia pelo Centro Universitário Jorge Amado e possui um curso de extensão de Interação dos Saberes Sobre História e Cultura Africana e Afro-brasileira pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Já participou de várias exposições coletivas de arte e fotografia.

Já Graça Guimarães é formada em Fotografia pelo Centro Universitário Jorge Amado e vem buscando se especializar nesta área participando de vários cursos, congressos e workshops. Enfermeira há 25 anos, tem a fotografia como mais uma paixão em sua vida.

Allan Lusttosa é formado em Fotografia pelo Centro Universitário Jorge Amado e procura, com sua arte, construir um discurso sobre o mundo e as coisas da vida, sempre com um olhar investigativo. Diria mais, ele é menino a brincar com as cores que a vida dá. Lê e revê e torna espiar o cotidiano composto de gente, coisas e objetos. Com a câmera na mão alinhava e compõe a cena que depois outros enxergarão. É um ímpar labor, momentos-luz, em registrar outros mundos que se arrumam e se aprumam a partir de sua objetiva retina.

Luzttosa é cidadão oestino, nascido nas barrancas do Rio Preto em meio aos Gerais da Bahia. Antes de se mandar para Salvador passou boa temporada em Barreiras e na oportunidade não perdeu tempo e despejou criatividade através do CECEP – Centro de Cultura e Educação Popular. Mais especificamente no Grupo de Teatro Tranchan e depois no Rapsodos na companhia de Gelson Vieira, Drica Garcia, Djalminha, Bia Persan, Samper, Ronaldh Ollyhal, Gil Miranda, Ivan Sigoli, Mara Carinhanha, Gil Tavares, Quitéria Vieira, Juarez Arts, Vaníria Nogueira, Ivonise Lima, Marluce entre outras e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário