quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Entre versos e beijus a Câmara Técnica de Cultura se reuniu


Nesta terça-feira (19) a Câmara Técnica do Colegiado do Território do Rio Grande se reuniu nas dependências da Companhia de Ação Regional – CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração, escritório regional – Barreiras/BA. O evento foi iniciado com o “Imbornal Cultural”, uma atividade que consistiu em tirar de um saco de algodão o Cordel “Canudos A Saga do Povo Nordestino” de autoria de Babi Guedes e ilustrado por Valdério Costa e em seguida foi lido alguns versos:

Pegue o mínimo necessário
Junte ao indispensável
Misture, trace e peneire
Retire o indesejável
O bom semeie entre o povo
Do nosso torrão amável.

Leve aos mais necessitados
Junto à alimentação
Da matéria, livros para
Lhes servir de distração
Para que o amanhã
Não lhes cobre educação
...
Não só carne e feijão
Que servem de alimentos
A cesta básica da vida
É composta de alimentos
Beneficentes, tais como:
Cultura e conhecimento.


A reunião continuou com a leitura de um fragmento de uma palestra, “As cidades e suas contradições” do professor Ubiratan de Castro, ex-diretor da Fundação Pedro Calmon – FPC. O texto chama a atenção sobre os papeis desempenhados pelos seguimentos sociais e a importância dos menos aquinhoados tomarem a dianteira e fazerem valer os seus direitos. Neste sentido, a mensagem do professor Ubiratan se relaciona com o texto cordelista acima. Assim, a Câmara Técnica de Cultura do Colegiado do Território da Bacia do Rio Grande se torna um espaço de participação política da comunidade que muitas das vezes não é reconhecida os seus direitos culturais enquanto fazedores e ou consumidores de arte e de cultura.

Os participantes da Câmara Técnica de Cultura encaminharam a realização de um levantamento, a ser feito durante a partir de hoje até a próxima terça-feira (26), dos seguimentos culturais a saber: artistas plásticos produtores culturais; gestores culturais; consultores em arte; grupos da cultura popular / Identitárias; memorialistas; cordelistas / escritores; brincantes e organizações joaninas; secretários municipais de cultura; participantes de Pontos de Cultura do Movimento Hip Hop; capoeiristas; músicos / cantores; artesãos; filarmônicas e seus participantes; dançarinos; atores de teatro; produtores de vídeo; associações responsáveis por rádios comunitárias; organizações carnavalescas; roqueiros; artistas circenses; representação da secretaria de cultura da Bahia no território; empresariado da Cultura além de órgãos públicos que trabalham diretamente com setores da cultura.

A reunião foi encerrada com os participantes da Câmara Técnica de Cultura saboreando vários e gotosíssimos beijus de tapioca acompanhados de um chá de capim santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário