quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Videoconferências orientam sobre o Calendário das Artes


Com transmissão pela internet e em salas de 33 municípios baianos, videoconferências explicam como participar do Edital e abrem espaço para esclarecimento de dúvidas.

Para divulgar e dar instruções sobre a 1ª Chamada do Calendário das Artes 2013, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), promotora do edital, vai realizar duas videoconferências: no dia 22 de fevereiro (sexta-feira), no turno matutino (9h30 às 12 horas), e no dia 26 de fevereiro (terça-feira), no turno vespertino (14h30 às 17 horas). As videoconferências são conduzidas pela equipe da FUNCEB e podem ser acompanhadas ao vivo pela internet (no endereço www.iat.educacao.ba.gov.br) ou em pontos de exibição localizados em 33 municípios baianos, incluindo o próprio local de transmissão das palestras – o auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Além de apresentar os conteúdos que focam especialmente em como preencher o Formulário de Inscrição, único documento exigido para a apresentação de propostas ao Calendário das Artes, as videoconferências permitem o diálogo com os participantes, que podem tirar suas dúvidas. Isto é possível através de envio de perguntas pelo site, para aqueles que acompanharem via internet, ou pelos mediadores presentes nas salas de transmissão, para aqueles que comparecerem aos locais.

Estes momentos de orientação direcionada são mais uma iniciativa que busca facilitar o acesso ao Calendário das Artes, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado. Assim, o intuito é de dar informações mais detalhadas aos diversos interessados, para que eles possam concorrer aos prêmios de forma acertada.

As videoconferências são realizadas em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), através do programa Rede Educação, que democratiza ações educacionais com soluções tecnológicas que promovem a Educação à Distância.

Sobre a participação nas Videoconferências – A participação nas Videoconferências do Calendário das Artes é gratuita e aberta a quaisquer interessados. Existem três formas de participar:

Presencialmente no local da palestra – em Salvador, o auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), onde as palestras são realizadas, tem capacidade para 50 pessoas.

Presencialmente em salas no interior do estado – as videoconferências são transmitidas ao vivo em salas de mais 32 municípios: Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Pintadas, Piritiba, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Nestes locais, um técnico possibilitará a intervenção dos presentes através de sistema online. Os endereços das salas estão disponíveis no site do Calendário das Artes: www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes, no link “Videoconferências do Calendário das Artes”.

Pela internet – cidadãos conectados à internet em qualquer lugar do mundo podem acompanhar ao vivo o encontro e enviar perguntas, através do site www.iat.educacao.ba.gov.br. É só acessar e entrar no link “Videoconferência – Acesse aqui”, nas datas e horários definidos.

Sobre o Calendário das Artes – Abrangendo as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas, o Calendário das Artes é um mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia. Concede prêmios de até R$ 13 mil e prioriza propostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiem a diversidade cultural. As inscrições para a 1ª Chamada desta edição 2013 estão abertas até 11 de março, recebendo propostas de ações para serem iniciadas entre os dias 1º de junho e 31 de agosto deste ano. Serão no mínimo 49 contemplados, somando um investimento total de R$ 637 mil, com previsão de que sejam pelo menos sete propostas premiadas de cada um dos seis Macroterritórios da Bahia, excetuando-se a cidade de Salvador, para a qual existe uma categoria específica que vai apoiar ao menos sete propostas da capital. Para tanto, a avaliação dos projetos é feita de forma territorializada, com concorrência e comissões de seleção específicas em cada Macroterritório. O edital do Calendário das Artes, bem como seus anexos e orientações, está disponível no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.


Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
(71) 3324-8565/ 8566
asc.funceb@gmail.com
Paula Berbert – paula.funceb@gmail.com | (71) 9127-7803
Nivia Cerqueira – comnivia@gmail.com | (71) 8808-2446

Nenhum comentário:

Postar um comentário