sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

"ERU YÁ" SALVE A SENHORA DO CAVALO MARINHO




Barreiras homenageia Iemanjá


Neste dia dois de fevereiro tem festa no Rio Grande. O festejo em homenagem a Iemanjá, a divindade das águas salgadas, dos mares e oceanos, Orixá que gera o movimento das águas, Deusa da pérola. Protetora dos pescadores e marinheiros. Senhora dos lares, que traz paz e harmonia para toda a família.  A tradição em comemorar o dia de Iemanjá em Barreiras deu-se por iniciativa de Mãe Nicinha e Mestre Nêgo a aproximadamente vinte e sete anos.

A partir das 17 horas as homenagens à Rainha das Águas terão inicio com um desfile sob o leito do Rio Grande, partindo da Vila Papelão em direção ao cais nas imediações da Praça Landulfo Alves. O cortejo tem à frente o barco conduzindo Oxalá, Oxum e Iemanjá.

Ao prepararem as oferendas à Rainha das Águas lembrem-se que as ervas de Iemanjá são: rosa branca, flor de laranjeira, erva de Santa Luzia e Santa Bárbara, chapéu de couro, açucena, pata e unha de vaca, fruta da condessa, entre outras; os símbolos são a lua minguante, ondas e peixes; suas cores são o branco cristalino ou o azul claro; seu instrumento é o abebé, um leque em forma circular prateado que pode trazer um espelho no centro e sua pedra é o Diamante. Presentei Iemanjá com ofertas que não sujem as águas, a sua morada.

Da mistura entre pretos e índios, nasceu minha Vó.

Agora compreendo o arrepio ao bater do tambor.

Canto mais alto e abro o peito negro, nestas Áfricas /Brasis.

É batuque, é folia é reisado, é dia de Iemanjá!


Eru Yá

Nenhum comentário:

Postar um comentário