sexta-feira, 28 de junho de 2013

Manual do Peregrino ao Cantinho do Senhor dos Aflitos




Nesta sexta-feira (28), às 20 horas será o lançamento do Manual do Peregrino ao Cantinho do Senhor dos Aflitos na Catedral de São João Batista embarreiras. O manual foi organizado pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo, Dom Josafá Menezes da Silva, Bispo de Barreiras que contou com a colaboração das seguintes pessoas: Padre Cristiano Mayr, este escreveu o texto: “A Imagem do Senhor dos Aflitos”; O autor do Padre Tony, autor da “Ladainha do Senhor dos Aflitos”; a Sra. Ignez Pitta escreveu “A devoção e as origens do Cantinho na poesia” Sr. Antônio Benício forneceu as anotações a partir de 1985, quando a Paróquia São Sebastião recebeu da Paróquia São João Batista a incumbência de cuidar dos festejos ao Senhor dos Aflitos; Padre Iolando fez a seleção dos cantos e das orações; o jovem seminarista, William Sousa, colaborou com a digitação; a elaboração do mapa / trajeto de Barreiras ao Cantinho do Senhor dos Aflitos é de Manoel Henrique Novais Neto, seminarista no Centro Vocacional; A capa é de autoria de Gabriel Pires, a diagramação de Neuraci Rosalina da Silva e a Sra. Ignez Pitta fez a revisão histórica.

Segundo Dom Josafá o Manual do Peregrino quer ser um instrumento para que o povo de Barreiras e da região possa aproveitar melhor os tesouros espirituais das romarias, da missa festiva em honra ao Senhor dos Aflitos e de todos os gestos litúrgicos e devocionais que acontecem no Cantinho nos dias de festa e nas programações realizadas ali no Santuário durante todo o ano.

É também o ‘Manual do Peregrino’ um livro de bolso, onde os fiéis encontrarão elementos da tradição sobre a história da comunidade de Cantinho e da devoção do Senhor dos Aflitos: o significado teológico e artístico, a organização dos festejos, as realizações da infraestrutura nos últimos anos e os subsídios para os fieis melhor viverem a festa ao Senhor dos Aflitos. Também o Manual cita a liturgia da missa, as orações, cânticos e o mapa de orientação / localização do Santuário do Senhor dos Aflitos.

O livro estará disponível na Cúria da Diocese de Barreiras, Rua 26 de Maio, n. 427, Centro; nas secretárias das paróquias da cidade de Barreiras e na Livraria Kerigma.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário