sexta-feira, 28 de junho de 2013

Arrastar as Pracatinhas


Pois é. Da cepa brotou a rama e da rama sonoridades. Estou me referindo a Hilário Passos que hoje, véspera de São Pedro e próximo ao dia do aniversário de Cotegipe – aqui na Bahia, estará se apresentando no então Avaí do Brejo Grande, atualmente Cotegipe. 

O minino, segundo palavras dele mesmo, é instrumentista que iniciou suas atividades musicais na Banda Baile, em Barreiras / BA, e depois correu trechos nordestinos passando a conhecer mais profundamente a nordestinidade. Assim os mestres Lua, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos contribuíram para que Hilário Passos trocasse os teclados pela concertina e desse momento in diante colocou a sanfona entre os braços e deu um grande abraço na cultura de raiz e, assim revelou a herança musical de Tapuin, o seu avô.

Ano passado Hilário Passos gravou o CD “Forró de Radinho” que conta com trabalhos autorais e alguns clássicos do mundo do Forró Pé de Serra. Todos são convidados para logo mais, à noitinha, no contexto do São Pedro em Cotegipe curtir a amizade dos cotegipanos e a musicalidade de Hilário Passos. Arrastar as pracatinhas, beber maduro, comer peta, enxaguar o instambo com cotegipana e lavar a égua nos caprichos da tradição e da cultura popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário