quarta-feira, 15 de maio de 2013

Secretaria de Cultura de São Desidério Lança o Plano Municipal de Cultura



Ontem, terça – feira (14), no plenário Celso Barbosa da Câmara de Vereadores a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de São Desidério lançou a proposta de construção coletiva e democrática do Plano Municipal de Cultura / PMC. O evento foi abrilhantado pela Filarmônica Municipal Heliodoro Ribeiro e pelo grupo teatral “Os Trakinus” e contou com a presença de autoridades do executivo e legislativo municipal e principalmente de produtores culturais, membros de grêmios estudantis, sindicalistas, atores, esportistas e de instituições de ensino.

Durante o discurso do secretário Nerito Carvalho, este afirmou que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer foi criada e implantada no município há quatro anos. Neste interim foram realizadas diversas atividades importantes para a cultura local, a exemplo dos festejos culturais e religiosos, campeonatos e torneios de futebol, festival de música “Canta e Encanta”, São João do Sitio, Festa da Paz, criação e implantação do museu e da filarmônica Heliodoro Ribeiro. Continuo o secretário Nerito dizendo que foram firmadas parcerias com outras secretarias do governo municipal e qualificou de grande importância para o município de São Desidério a visita do secretário de cultura da Bahia o senhor Albino Rubim.

Na sequencia dos trabalhos O prefeito municipal, Demir Barbosa, agradeceu a participação de todos e falou sobre a relevância da cultura, do esporte e do lazer para o crescimento e desenvolvimento humano, a preservação e o fortalecimento dos valores e costumes.

Após a fala do senhor prefeito municipal, foi a vez do assessor técnico da secretaria municipal de cultura, Vanderlino Barbosa, que discorreu sobre a importância do Plano de Cultura para o desenvolvimento municipal.   Vanderlino acrescentou que a concretização do Plano é necessária uma pactuação entre agentes públicos e sociais, comunidade artístico-cultural, sociedade e os poderes executivo e legislativo.

O município de São Desidério em concretizando o Plano Municipal de Cultura – PMC será o primeiro município do Território da Bacia do Rio Grande a criar o Sistema Municipal de Cultura que por sua dialogará com o Sistema Estadual e Nacional. A partir da aprovação pelos vereadores e homologado pelo prefeito o município de São Desidério estará apto a receber incentivos do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário