sábado, 11 de maio de 2013

A Agência 10envolvimento promoveu a entrega do Troféu Pequi de Ouro




A Agência 10envolvimento promoveu pela segunda empreitada a entrega do Prêmio Pequi de Ouro. O evento transcorreu no espaço Rancho do Rio, nesta última quinta – feira, oito de maio. Esta promoção da 10envolvimento destina-se a todos e todas que de uma forma ou de outra contribuem para o uso sustentável dos Gerais. 

A entrega do Troféu Pequi de Ouro foi marcada pela tradição cultural e indenitária das lamentadeiras, correntinenses, que com rezas e cantos chamaram a atenção do cuidado com as águas. As palavras fortes dos defensores das plantas, dos bichos, do patrimônio material e imaterial do Oeste da Bahia deram o tom do evento. 

Outras participações deram destaque para a pessoa humana, principalmente aqueles e aquelas que estão distantes de serem acalentados pela mão do Estado. Pois, se presencia e se comprova as falcatruas cartoriais no sentido de darem vasão à vontade dos gananciosos aumentarem o tamanho das propriedades rurais. A consequência destes atos é a grilagem e a consequente expulsão dos centenários moradores dos Gerais e dos Vales do Rio Grande e do Rio Preto.

Em meio às palavras denunciantes, foram também expostos e comercializados produtos artesanais, remédios, pães, bolos e licores feitos a partir da flora geraiseira. Uma prova que o cerrado pode e deve ser “explorado” de forma responsável e sustentável.  

Os participantes do evento ouviram músicas do cancioneiro popular gerassistas entoadas pelos cantadores de Correntina, sob a coordenação de Iremar Barbosa. Quando a chula foi executada a plateia não se conteve e caiu no samba e acompanharam os músicos com palmas e tímidos requebros enquanto outros levemente batiam nas mesas fazendo o acompanhamento da execução musical. Outro ponto alto foi a degustação de uma suculenta galinhada com pequi preparada pelas mulheres da comunidade de Ponte de Mateus do município de São Desidério. 

Depois que o estomago foi forrado com pequi, galinha e arroz os participantes do Troféu Pequi de Ouro foram provocados: a concertina foi acionada, o fole se abriu, o fole foi fechado, o teclado foi apertado e forró comeu. Vieram casas de todo lado a mexerem os esqueletos. 

A Agência 10envolvimento está de parabéns! Pois, prestou serviço de educador provocando a reflexão e tomada de posição de todos que estiveram presentes ao evento e outros que agora leem esta matéria.  

Os homenageados com o Troféu de Ouro

Dr. Estácio Marques Dourado – Procurador Jurídico da Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA / Salvador

Edson José de Souza – Guardião da Gruta dos Tapuias / São Desidério

Maria Lourdes Carvalho Miranda – Presidente da ONG “Tapuia Sarapó” / Riachão das Neves

Iremar Barbosa – Professor e Artista Geraizeiro / Correntina

Movimento das Mulheres Trabalhadoras na Luta / Tabocas do Brejo Velho


E C O   N U N C A   L Ó G I C O

Gelson Vieira

O som do tombo do pequizeiro
perde-se em meio ao barulho do trator,
o arrastar da corrente
e a insensatez...
O desmatamento é ato (in) lógico
uma atitude que se localiza
entre a longitude da ciência
e a latitude da bestialidade.
Não nos admiremos
quando a força da prepotência
aliada à ausência de Estado,
deslocarem a linha do equador,
inverterem o norte da vida,
edificarem o sul da incerteza
no lado Oeste da Bahia.
Ponto equidistante do mandonismo.
Tudo (in) lógico
Lógico o eco das nascentes,
rio dos Cachorros,
lagoas, encostas e morros, araras,
lobos guará
desfalecidos de vigor.
fortes lembranças,
de um tal Zé Buriti,
que há muito habitou por aí...
nas veredas e boqueirões,
que as vistas se perdem
tornam-se iguais...
adeus, até um dia, gerais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário