quarta-feira, 24 de abril de 2013

Companhia Teatrando representa Barreiras no Seminário Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências



A Companhia Teatrando pegou o buzu Horrorizonte e se mandaram para o atlântico, mais especificamente prá terra de Gabriela lá nos Ilhéus. Mas, o que foram eles procurar no sul da Bahia? Até parece que não tem emprego, não estudam, ou melhor, não tem o que fazer!...

Calma meu povo! As coisas não são bem assim... olhe, preste atenção um bocadinho que vou contar... O minino e as mininas do Teatrando estão é chique e muito dos sabidos! Os componentes do Teatrando foram participar do seminário Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências que será aberto nesta quinta-feira, 25 de abril, às 9h30, e segue até o sábado, 27 de abril, no auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz, na cidade de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia. O evento se volta para a discussão de proposições e ideias que possam subsidiar o Plano Setorial de Teatro da Bahia, abordando o fazer teatral, o processo de criação, a troca de experiências e as políticas públicas para a área.

Serão apresentados cinco painéis de debate, com mediação dos membros do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia e participação de nomes representativos do teatro: Teatro e Comunidade, com Fernando Guerreiro; Teatro e Pesquisa, com Marcio Meirelles; Teatro e Teatralidade, com Romualdo Lisboa; Teatro e Sobrevivência, com Fernando Marinho; e Teatro e Transformação – A Lei como Ponto de Partida, com Romulo Avelar. O evento ainda inclui dois espetáculos – Homens Ajudam Homens?, do Grupo de Teatro e Circo Maktub, e Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta –, além de três oficinas: Direção Teatral; Memórias e Saberes; e Teatro de Rua.

Para ir ao seminário Teatro e Teatralidade os componentes do Cia Teatrando enfrentaram uma conjuntura desfavorável, sem recursos financeiros que cobrissem os custos da viagem. Mas não perderam tempo e fizeram uma campanha e bateram em muitas portas. Onde tem fumaça o fogo aparece, então conseguiram o apoio necessário e por isto, estão a caminho para a cidade de Ilhéus.

Um compromisso foi feito pelos integrantes do Teatrando: “Ao retornarmos de Ilhéus compartilharemos os conhecimentos adquiridos por meio de uma OFICINA para a Juventude de nossa querida cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário