sexta-feira, 1 de março de 2013

Representação Política não Substituí o Cidadão



Em Barreiras existe um grupo constituído por mulheres e homens. Os participantes reúnem-se, estudam, debatem e encaminham atividades contra o machismo e a violência de gênero. Estamos falando da Marcha Barreirense Feminista – MBF. O lema da marcha é: "Quem Não Se Movimenta Não Sente As Correntes Que o Prendem" um pensamento de Rosa Luxemburgo.

Neste sábado (02.03) a partir das 08 horas a Marcha Barreirense Feminista / MBF, promove no Centro de Abastecimento de Barreiras uma Intervenção Artística e panfletagem. Este evento é uma preparação que o movimento emancipatório feminista desenvolve com vistas ao Dia Internacional da Mulher.

Marcha Barreirense Feminista / MBF faz parte dos novos movimentos sociais que expressam a partir de mobilizações a exemplo das conhecidas marchas que acontecem ao redor do mundo. As marchas tem o caráter de demarcar orientações ideológicas e/ou políticas. Marchas pelo direito das mulheres sobre os seus corpos (Marcha das Vadias), das trabalhadoras do campo (Marcha das Margaridas), da população negra (Marcha Zumbi), de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (Paradas do Orgulho LGBT), de grupos religiosos (Marcha para Jesus), pela liberalização do uso de drogas (Marcha da Maconha). São marchas/movimentos que a cada dia passam a ter maior visibilidade a partir da luta, defesa e ampliação de direitos. 

As marchas/movimentos superam a relação da representatividade político / partidária e aprofundam, no caso do Brasil, a democracia participativa com um recado bastante claro para os ocupantes de cargos públicos, parlamentares e executivos. Esses movimentos falam a partir de suas atividades, que a representação política é única e exclusivamente uma representação que não substituí as pessoas e seus coletivos. 

As marchas/movimentos desenvolvem nos espaços/cidades ações politicas e educativas não formais. São experiências de vida frente à marginalização que sofrem no cotidiano de suas relações interpessoais, familiares e com os governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário