sexta-feira, 15 de março de 2013

Mostra Itinerante de Filmes Nacionais



Os municípios de Baianópolis, São Desidério, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto receberão o Cinemóvel - Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere. Trata-se de um projeto de cinema itinerante. A produção é da Magma Cultura, de Florianópolis, que captou recursos financeiros através da Lei de Incentivo à Cultura,  Rouanet, do Ministério da Cultura.

Em sua quarta edição, a Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere incentiva o acesso democrático à cultura e entretenimento, serão realizadas cerca de 4 sessões diárias gratuitas de cinema entre os dias 11 de fevereiro e 30 de agosto de 2013 em 32 cidades da Bahia, Piauí, Tocantins, Goiás e São Paulo.

A exibição dos filmes é feita em um caminhão devidamente preparado para esta atividade com 30 poltronas, tela de 120 polegadas, ambiente climatizado, iluminação própria de cinema, rampa de acesso e duas acomodações para cadeirantes.

Os filmes a serem exibidos são recentes produções do cinema nacional e contemplam o público infantil e adulto:

Peixonauta / Desvendamos as Pistas; 
Cocoricó Conta Clássicos; 
Rio, o filme;
Lixo Extraordinário;
O homem do futuro;
O menino da porteira;
O Bem Amado;
Reis e Ratos;
Tropa de Elite.

Nos municípios do Território da Bacia do Rio Grande a agenda do Cinemóvel é a seguinte:

Baianópolis nos dias 18 e 19 de março;
São Desidério nos dias 20 a 22 de março;
Barreiras nos dias 25 a 27 de março;
Luís Eduardo Magalhães nos dias 01 a 03 de abril;
Formosa do Rio Preto nos dias 04 e 05 de abril.

O Cinemóvel por onde passa leva o encanto das telas para os olhos de cada espectador. Mas, se esse projeto, que dá brilho aos olhos e amplia as mentes daqueles que assistem aos trabalhos cinematográficos, deixasse de contemplar os municípios de Baianópolis, São Desidério, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto? O questionamento procede. Pois, existem caminhos para que as municipalidades desenvolvam políticas públicas na área de cinema e do audiovisual. Senão vejamos:


O governo federal instituiu o Programa CINEMA PERTO DE VOCÊ no sentido de ampliar o mercado interno de cinema e acelerar a implantação de salas em nosso país. Gerenciado pela ANCINE em parceria com o BNDES, agente financeiro das linhas de crédito e financiamento do programa, e com a Caixa Econômica Federal, agente financeiro do projeto Cinema da Cidade.

O foco do Programa é a inclusão de consumidores pela oferta de cinema para a nova classe C, cerca de metade da população brasileira. Atualmente, esse é o estrato social mais dinâmico e com maior potencial de consumo, que tem garantido o crescimento econômico do país.

O Programa é concebido para enfrentar outros desequilíbrios como a concentração geográfica das salas, com estímulos especiais para as regiões Norte e Nordeste e para as cidades do interior não atendidas ou mal atendidas por salas de cinema.

Os habitantes dos municípios do Território da Bacia do Rio Grande, assim como todo brasileiro tem ao seu lado os direitos culturais. Neste sentido, é o momento de dialogar com vereadores, secretários de educação e cultura, com o prefeito, com o deputado e lutarem por um cinema permanente em sua cidade. Acessem o site http://cinemapertodevoce.ancine.gov.br/ para melhores esclarecimentos sobre o Cinema Perto de Você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário