quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fórum discute “Políticas e Gestão Culturais para as Cidades”



O sétimo encontro do Fórum de Pensamento Crítico, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, promove a discussão sobre o tema “Políticas e Gestão Culturais para as Cidades”, no dia 18 de setembro (terça-feira), a partir das 19h30, no auditório do Conselho Estadual de Cultura (CEC), reunindo importantes nomes relacionados a reflexão sobre as relações entre a cultura e as cidades. “Vivemos em um mundo cada vez mais urbano, o que coloca as cidades em evidência para as políticas culturais. Além disso, estamos em um ano de eleições municipais e a agenda política das cidades precisa incorporar os debates sobre a cultura”, afirma o secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim.

Na mesa de debates, coordenada desta vez pelo próprio secretário de Cultura, estarão presentes a arquiteta Ana Fernandes; o músico e ex-diretor da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Lima; o artista visual e conselheiro estadual de cultura, Almandrade; o cantor e prefeito da cidade baiana de Nova Redenção, Ivan Soares; e o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, José Roberto Peixe. Para a coordenadora do Fórum do Pensamento Crítico na Secretaria, Lila Silva, além de estimular em seus participantes e no público em geral a reflexão sobre os temas em debate, o Fórum “pretende sensibilizar dirigentes municipais e o poder público para a importância das políticas culturais e a relação da cultura com a cidade”.

Para Almandrade, é papel dos gestores oferecerem meios para o desenvolvimento da cultura nas cidades. “É preciso uma política para o espaço, um planejamento da cidade que repense o lugar da arte e, também, que repense a própria cidade, que não deve ser vista como um depósito de prédios, empregados e desempregados, mas também como um lugar de encontros e devaneios”, finaliza.

Sobre os participantes

Ana Fernandes, graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978),  é professora e pesquisadora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia.  Atua em pesquisas na área de Teoria e História da Cidade e do Urbanismo, e de  Política Urbana e Processos Urbanos Contemporâneos.  Integra hoje o Conselho Estadual de Cultura, além de representar a área de Planejamento Urbano e Regional junto ao Comitê Assessor de Ciências Sociais Aplicadas do CNPq.

Almandrade, ganhador de prêmios como o Fundarte no XXXIX Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (1986), é artista plástico, arquiteto e mestre em desenho urbano. Já realizou cerca de vinte exposições individuais em Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo entre 1975 e 1997. Possui cinco livros prublicados, entre eles “O Sacrifício do Sentido” e “Arquitetura de Algodão”, além de trabalhos contidos em vários acervos particulares e públicos, como Museu de Arte Moderna da Bahia e a Pinacoteca Municipal de São Paulo.

Paulo Costa Lima, graduado em música, consultor do Fórum Mundial de Cultura e ex-diretor da Fundação Gregório de Mattos (órgão de cultura do município) possui mestrado em educação musical ambos obtidos na University of Illinois. Implantou a Lei Municipal de Incentivo à Cultura onde criou o Conselho de Cultura do município. Atualmente colabora com o Jornal A Tarde em Salvador e escreve regularmente para o portal de âmbito nacional, Terra Magazine.

João Roberto Peixe, secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, é designer, arquiteto e gestor cultural formado pela Faculdade de  Arquitetura da UFPE. Em 2009, assumiu o cargo de Coordenador Geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e quando  Secretário de Cultura da Cidade do Recife (2001 a 2008) implementou uma política cultural estruturante no município.

Sobre o Fórum

O Fórum de Pensamento Crítico visa estimular debates sobre temas culturais através do olhar da cidade, visto que o Brasil é um país de ampla urbanização. Além disso, por ser ano de eleições municipais, o Fórum busca agitar a agenda política, chamando a atenção para o campo cultural. O Fórum do Pensamento Crítico é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA) em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan-BA). Com o intuito de debater questões referentes à Cultura e Cidades, o evento ocorre mensalmente até o final do ano.  Sempre reunindo gestores públicos, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais, o Fórum de Pensamento Crítico já discutiu a relação entre Culturas e Festas, Audiovisual e Cidade, Artes e Cidades, Museus e Cidades, Cidades e Patrimônio e Memórias Cruzadas da Cidade de Salvador.

SERVIÇO

O quê: Fórum de Pensamento Crítico “Políticas e gestão culturais para as cidades”

Quando: 18 de setembro (terça) – 19h30 - Gratuito (sujeito ao preenchimento de vagas do auditório) – no auditório do Conselho Estadual de Cultura – Avenida Sete de Setembro, 1330 – Campo Grande

Informações: (71) 3103-3412

Fonte: Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário