sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Academia Barreirense de Letras fez lançamento de biografia romanceada



Nesta quinta-feira (27) no auditório do ICADS/UFBA a Academia Barreirense de Letras promoveu, em noite lírica – musical, o lançamento do livro O Educador Itinerante de autoria do barreirense Albenzio Eloy dos Santos. A obra é uma biografia romanceada do professor José Seabra Lemos, que em vida, muito contribuiu para o setor educacional de Barreiras na Bahia e de Gurupi no estado do Tocantins quando este município era parte do médio norte goiano. 


O professor

“O professor José Seabra de Lemos nasceu em 17 de setembro de 1902, em Barreiras (BA) e  faleceu em Trindade (GO), em 1º de março de 1985. Quando adulto, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro (RJ), matriculou-se na Faculdade de Direito, onde colou grau em 25 de agosto de 1945.  Formado em Direito, fundou o Instituto de Ciências e Letras com a ajuda e cooperação do professor Modesto de Abreu, fundador da Academia de Letras do Rio de Janeiro. Em 1948, retorna a Barreiras, sua terra natal e funda o Ginásio Padre Vieira. Em 1964, a convite do então prefeito Francisco Henrique de Santana, conhece Gurupi e fica impressionado com a topografia do município e o traçado de suas ruas. Foi o primeiro diretor do antigo Ginásio Estadual de Gurupi, tendo convidado para lecionar naquele estabelecimento de ensino recém-criado, os professores Albenzio Eloy dos Santos, Odair Lúcio Joana Sardeiro dos Santos, dentre outros”.



O autor

Albenzio Eloy dos Santos possui Licenciatura em Português pela Universidade Federal de Goiás. Foi diretor do Colégio Estadual de Gurupi, sendo o principal responsável pela implantação do Curso de Magistério. Ali também lecionou Português, Literatura e Música. Já no Colégio Bernardo Sayão foi professor de Literatura. Também trabalhou por muitos anos como agente administrativo do Subdistrito de Operações da Embratel em Gurupi. Atualmente está aposentado.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário