terça-feira, 28 de agosto de 2012

Não é sobre sexo, é sobre violência Marcha das Vadias em Barreiras


Nesta segunda, 27 de agosto, as Vadias marcharam em Barreiras. O movimento composto, articulado, organizado e executado por jovens mulheres estudantes de universidades e escolhas públicas percorreram as ruas da cidade partindo da Câmara de Vereadores até a Praça Castro Alves. 

O movimento barreirense em consonância com o movimento feminista internacional teve como slogan “Não é sobre sexo. É sobre violência”. O slogan provoca reflexão sobre a violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual cometidas contra as mulheres. Em Barreiras a Delegacia de Atendimento à Mulher afirma que entre 2009 e 2012, ocorreram em média 600 casos por ano. Estes dados apontam para a efetivação de ações públicas urgentes.  

A Marcha das Vadias teve apoio do 10º Batalhão através de valorosas policiais que coordenaram o trânsito por onde a manifestação passou. Durante o trajeto foram exibidos cartazes, faixas e palavras de ordem foram ditas a respeito do corpo e da violência familiar.

A Marcha das Vadias proporcionou outros momentos organizativos e de reflexão sobre a violência contra as mulheres em Barreiras. Para tanto foram feitas oficinas de criação de materiais para a marcha, campanha de doações para os bazares e dois saraus com intervenções lúdicas da Companhia Teatrando.

A Marcha das Vadias é parte da história do movimento de mulheres barreirenses. Pois, em outros datas e momentos políticos / organizativos a Comissão de Direitos Humanos, em dois mil e três, apoio a luta das lavadeiras do bairro Ribeirão a estruturarem uma associação no sentido fazer seus direitos uma vez que era imoral o pagamento pelo serviço em lavar trouxas de roupas.  Outro momento importante na luta das mulheres foi a criação do Conselho dos Direitos das Mulheres.

Enquanto uns afirmam que vão para Passárgada, pois, lá são amigos do rei, aqui em Barreiras as mulheres entoam versos do poeta português José Régio:

““ “Vem por aqui” – dizem-me alguns com olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: “vem por aqui!”
Eu olho-os com olhos lassos,
(há nos olhos meus, ironias e cansaços)
e cruzo os braços,
e nunca vou por ali...”




2 comentários:

  1. Demais mulheres (e homens feministas), arrasaram!

    ResponderExcluir
  2. A Marcha das Vadias em Barreiras foi um sucesso! Homens e mulheres marcharam defendendo ideais de liberdade, de valorização da mulher, conscientizando o povo a saber que o tamanho da roupa não influencia em nada e que em qualquer ato de violência à mulher a culpa é do agressor! "Ensinem os homens a respeitar, não as mulheres a temer!"

    ResponderExcluir