terça-feira, 1 de maio de 2012

Celebração das Culturas dos Sertões


A partir do dia 05 a 09 de maio de 2012, a Secretaria Estadual de Cultura da Bahia – SECULT promove a Celebração das Culturas dos Sertões. A SECULT considera que as culturas dos sertões são um dos eixos fundamentais da formação da cultura baiana e brasileira. A Celebração visa colocar as culturas dos sertões na agenda cultural da Bahia e do Brasil e iniciar uma ampla política pública para as culturas dos sertões.

A Celebração é inaugurada com um espetáculo musical no dia 05 de maio em Salvador, no Teatro Castro Alves, em homenagem aos 100 Anos de Luiz Gonzaga. Depois a Celebração acontece, de 06 a 09 de maio, no Centro Cultural Amélio Amorim, em Feira de Santana.

A programação da Celebração abrange: cortejo e homenagem aos vaqueiros; palestra de Ariano Suassuna; encontro de estudos; exposição fotográfica e de artesanato; lançamento de filme, livros, discos e outros produtos culturais; rodas de conversa; palestras e espetáculos musicais, reunindo cantadores, violeiros, repentistas, sanfoneiros e samba rural. Maiores informações sobre a Celebração das Culturas dos Sertões podem ser obtidas no sítio da SECULT www.cultura.ba.gov.br ou http://www.cultura.ba.gov.br/sertoes/


PROGRAMAÇÃO

Dia 05 de maio (sábado)

- 20 horas, em Salvador, no Teatro Castro Alves com o espetáculo musical Baião de  Nóis, uma referência ao Rei Lula o Luís Gonzaga do Sertão, com apresentação de Elomar, Xangai, João Claudio Moreno, Roze, Targino Gondin, Raimundo Sodré, Gereba e Fábio Paes.

Dia 06 de maio (domingo)

09 horas, em Feira de Santana: haverá desfile dos vaqueiros, cerimônia de abertura da exposição: “Imagens dos Vaqueiros da Bahia”.

14 horas: Abertura da Feira de Artesanato: “Saberes e Sabores dos Sertões”

15 horas: Encontro de Repentistas;

18 horas: Aula Espetáculo com Ariano Suassuna;

Dia 07 de Maio (segunda)

09 horas: Encontro de Estudos: com Jeruza Pires Ferreira, Bráulio Tavares, Alexei Bueno;

14 horas: Fatos e Casos do Cangaço / O Sertão no Cinema

15 horas: Circuito Popular de Cinema e Vídeo

Dia 08 de Maio (terça)

09 horas: Encontro de Estudos: Conversando Sobre Canudos e Identidade / Modos de Vida no Sertão;

14 horas: Arte Sertaneja Múltiplas Linguagens / O Sertão Pelas Letras

15 horas: Circuito Popular de Cinema e Vídeo

Dia 09 de maio (Quarta)

09 horas: Rodas de Conversa: Identidade Sertaneja / Um Outro Sertão Possível;

14 horas: Rodas de Conversa: Culturas Tradicionais dos Sertões / O Sertão no Mundo

20 horas: Espetáculo musical “Baião de Nóis”


Nenhum comentário:

Postar um comentário