domingo, 20 de maio de 2012

A 10envolvimento Homenageia o Cerrado


Nesta quarta-feira dia 23 de maio, no espaço Nego D`agua, a partir das 19:30 horas estará ocorrendo uma homenagem em defesa do cerrado na Bacia do Rio Grande.  A homenagem recebe o carinhoso nome de “Pequi de Ouro”. O prêmio é uma iniciativa da Agência 10envolvimento, situada em Barreiras na Bahia, que tem como foco entre outros objetivos a relação sustentável do homem com a natureza. Será uma concorrência ao outro prêmio denominado “Soja de Ouro”? 

Acreditamos que este prêmio dedicado às pessoas e instituições é o reconhecimento pela forma respeitosa que realizam suas atividades diárias em consonância dom os princípios que  regem a sustentabilidade ambiental, social e cultural. O Pequi de Ouro sugere que a intervenção humana nos Gerais baiano necessita de outras práticas que possam assegurar a continuidade deste bioma.

É preciso estar atento para o Cerrado, pois nele não existe somente soja, algodão, café, tratores e colheitadeiras. Nos gerais habitam homens ribeirinhos, comunidades tradicionais e quilombolas, as plantas, as águas, as veredas, os bichos...

Os poetas de algum tempo vêm alertando:

    Randesmar

            “Porque matar a flora e a fauna
           Logo agora que o cajueiro floriu”... 

    Bosco Fernandes & Randesmar

           ...”Zé, inda me lembro de você Buriti
           Na beira do rio”...

As mulheres dos Gerais de São Desidério, Ilha do Vitor e da Ponte de Mateus, e as de Formosa do Rio Preto e do Assentamento Rio de Ondas dão o recado sobre sustentabilidade através do artesanato do buriti, do capim dourado e dos remédios naturais presentes nas folhas, cascas e raízes das plantas tortas e “raquíticas” dos gerais.

Precisamos estar atentos e fortes, mesmo que estejam os...

Olhos Cerrados

                                     Nikolas Behr

Olhos cerrados
Abertos
Para ver
Certos
Cerrados
Certos
Desertos
Errados
(o deserto chora areia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário