sábado, 4 de setembro de 2010

NO RASTRO DOS TROPEIROS



O desenvolvimento destas bandas da Bahia, Oeste, teve muitos contribuidores humanos ou não. Os Rios Grande e Preto foram as estradas por onde passaram canoas, barcas, paquetes e vapores que traziam e levavam mercadorias, pessoas e também transportavam histórias das barrancas, do grande Vale e também notícias incrustadas no bojo das cartas para Juazeiro, Pirapora e Salvador.

Mas, um outro desbravador de terras planas e do Vale foram percorridas por tropas de burros que levavam para o vizinho Estado de Goiás as manufaturas que as barcas transportavam e assim também foi se estabelecendo relações humanas em suas dimensões afetivas, econômicas e por isso culturais.

As cavalgadas, em número de aproximadamente dez, realizadas no Território da Bacia do Rio Grande é uma homenagem aos tropeiros que muito contribuíram para o desenvolvimento do interior da Bahia.

Neste sábado e domingo, a Agência 10envolvimento estará realizando a “IIª Cavalgada nos Gerais em Defesa das Águas – No Rastro dos Tropeiros”, no contexto do Projeto: Veredas Vivas na Comunidade de Ponte de Mateus – município de São Desidério.

Segundo a Agência 10envolvimento a IIª Cavalgada no Rastro dos Tropeiros em Defesa das Águas surge com o objetivo de resgatar a história da comunidade geraiseira de Ponte de Mateus. A cavalgada é um grito de alerta contra todo tipo de exploração dos povos e da natureza do cerrado. É o momento de compromisso com a defesa dos Gerais e de suas comunidades.

PROGAMAÇÃO

Noite do dia três para o dia quatro de setembro haverá o acampamento do tropeiros e no sábado, dia quatro de setembro, ocorrerá a cavalgada, celebração ecumênica e almoço comunitário. À tarde haverá brincadeiras e a corrida do jegue. À noite: samba, chula e forró pé de serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário