sábado, 17 de julho de 2010

Randesmar

<


O cidadão em apreço é conhecido carinhosamente por Randesmar ou simplesmente Randes. Menino das barrancas do Rio Grande que estreou no dia 30 de março de 1963, na Coréia. Para não causar estranhamento, este é o nome que deram para Barreirinhas, bairro da cidade de Barreiras, Bahia.

Randes é criatura e criador, vez que o mundo ainda precisa da intervenção de homens e mulheres para que a obra iniciada por Deus tenha significado. Claro, ao tocar no mundo a pessoa cria coisas que passam a ter significâncias para a sua existência e para a comunidade. Randes dá o toque, ou melhor, dá cor ao mundo que o rodeia.

O trabalho desenvolvido por Randesmar não se faz somente de cores concretas em telas de pano ou outro suporte a exemplo do flandre, da madeira ou metal. Randes tenta e inventa a partir da vida natural das paisagens para que continuem sendo parte de nossa vidas. Foi assim com a Exposição a “Saga das Bacias”.

Em outros trabalhos Randesmar corta o ferro, aproveita panos, mistura cores e solda a barra da vida, edifica um monumento à mulher ribeirinha de pote na cabeça. À noite na companhia das estrelas faz versos e a eles homenageia elaborando sons e melodia. Randes é também compositor.

2 comentários:

  1. Admiro muito este artista baiano Randesmar e na Escola Dr. José da Costa Borges estou trabalhando artes e Randesmar é a nossa inspiração e todos os alunos gostam da arte dele! Deus te abençoe sempre assim inteligente e inspirado nas coisas boas da vida que são as artes! Abraço!Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. NA escola SESC BArreiras ele também tem sido referência de pesquisas para os alunos do Fundamental 2, na disciplina de ARTES.

    ResponderExcluir