segunda-feira, 26 de julho de 2010

AS DIMENSÕES SÓCIO E ANTROPOLÓGICA DA CULTURA E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


O entendimento que o gestor público municipal tem sobre cultura é fundamental para que se estabeleçam parâmetros e estratégias de política pública em prol do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, há duas concepções sobre cultura: dimensão sociológica de caráter restrito e a antropológica de cunho abrangente. Em o gestor público adotar este ou aquele conceito o planejamento municipal passa a ter estratégias diferenciadas durante a formulação, execução e avaliação da política pública de cultura. A participação da Sociedade Civil Organizada pode ser ativa ou passiva.

Dimensão sociológica

A dimensão sociológica de cultura é restrita e se relaciona ao campo das artes que por sua vez possui público circunscrito ao da dança, do teatro, do cinema, da música, das artes visuais entre outras. Portanto, a dimensão sociológica se relaciona ao campo da produção do espetáculo, da formação e ou aperfeiçoamento de artistas, de produtores e empresários. A função do poder legislativo é o de elaborar leis que disciplina a função de órgãos de proteção ao patrimônio e de financiamento das atividades artísticas, instituição que coordena as datas comemorativas (“calendário cultural”) e que trata também da circulação e o consumo de bens simbólicos, particularmente das artes.

Dimensão antropológica

A dimensão antropológica considera a cultura o resultado de tudo que é produção humana e que se verifica através da interação social e com o meio ambiente. Assim os homens elaboram seus modos de pensar, sentir, fazer e refazer a vida em seus aspectos material e imaterial.

Ao mesmo tempo em que a cultura é produto da ação humana ela é desencadeadora de atitudes, usos e costumes (quereres, saberes, fazeres e prazeres) que possibilita a identidade e a diferença entre pessoas, grupos, comunidades, regiões e países. A cultura também proporciona o exercício da cidadania e até mesmo a apatia social contribuindo para o aparecimento de pessoas com atitudes centralizadoras tanto no campo privado quanto na esfera pública.

A cultura está presente em todos os campos da vida humana, inclusive na política partidária e na administração pública. E em sendo fruto da cultura a administração pública carrega em si a responsabilidade de minimizar os problemas comunitários que por sua vez são problemas culturais, fruto da interação humana. Através das secretarias de educação, meio ambiente, desenvolvimento, infra-estrutura, saúde, esporte e lazer ,entre outras. Portanto, a cultura deve se entendida de maneira ampla, como peça central do planejamento municipal e do desenvolvimento local superando a concepção de que é papel exclusivo de uma Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário