terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Na Serra do Aeroporto os Moradores de Barreiras Levantam uma Bandeira



Recentemente a professora/historiadora Ignez Pitta publicou em uma rede social na internet um apelo aos filhos nativos e adotados da cidade de Barreiras sobre uma ordem para demolir instalações no aeroporto da cidade.  

“Alô Barreirenses, nativos ou adotados! Temos que tomar uma iniciativa a favor de não ser demolida, pela Infraero, a última casa original da construção de 1940, que resta no nosso aeroporto! É uma casa antiga, bonita, mas a que, em tantos anos de "administração" (?!) desse nosso patrimônio, tão importante para todos nós, a Infraero não deu qualquer manutenção e agora determinou que deve ser demolida sumariamente? Para quê? Para ver cair, só pode... Pois no espaço dessa casa nada está programado para ser construído, na grande obra que está sendo programada para o aeroporto, que inclui aumento no tamanho da pista e construção de um novo terminal, em outro lugar, deixando esse pequeno, que já existe, para ser utilizado por aviões menores. 

Que fazer?! A internet é nossa aliada: vamos inundar a Infraero e a Aeronáutica de mensagens, exigindo a preservação dessa casa, feita para ser moradia do gerente na época áurea do aeroporto, quando era base aérea americana de guerra e depois, ponto de apoio de abastecimento de combustível para todos os voos do sul e sudeste para o norte e nordeste! Já dizia o bom velhinho, Marx: "oprimidos do mundo todo, uni-vos! Não tendes a perder a não ser as correntes que vos prendem!

Já apelamos também para nosso Prefeito, Antônio Henrique, pois ele já deu mostras de que muito preza nosso patrimônio histórico, primeiro em 1997, ao criar o Museu Municipal e depois, em 2003, ao sancionar a Lei de Proteção ao nosso Patrimônio histórico, arquitetônico, artístico, natural e imaterial, podendo, através dessa Lei, fazer o tombamento municipal de nossos tesouros, que influenciam na autoimagem e senso de identidade de nós todos, barreirenses, sendo o aeroporto um desses símbolos! Aguardamos senhor Prefeito, sua atuação imediata e eficaz! Barreiras lhe agradecerá para sempre!

Hoje,26,  a professora/historiadora Ignez Pitta conclama a todos e todas assinarem uma petição para que o Ministério  Público Federal em Barreiras impeça a demolição por parte da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO de um prédio situado no aeroporto de Barreiras.

Levantar esta bandeira é uma declaração de pertencimento à cidade de Barreiras. Estaremos na Praça Castro Alves durante a parta da manhã recolhendo assinaturas em apoio a esta causa que é de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário