quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Frutas e Ruas


O senhor Edson Lázaro Rosendo da Silva, então vereador barreirense, através da Lei nº 486, possibilitou que as ruas do Conjunto Habitacional Buritis I, na cidade de Barreiras, Oeste da Bahia, fossem denominadas com nomes de frutas que faz parte da flora dos Gerais e do Vale do Rio Grande. Frutas que participam do cotidiano da população, ora na qualidade de consumidora, ou de plantadora e mesmo de vendedora. A polpa destas frutas são consumidas in natura e também transformadas em deliciosos doces e licores entre outras iguarias a exemplo do pequi em meio ao arroz, ao feijão, à galinhada.

Quem nunca se deparou com uma viagem no tempo ao sentir no ar o cheiro de uma boa fruta? Fato é que todo mundo tem uma memória gustativa que remete a um momento especial da vida. As frutas despertam sensações e boas lembranças. Busca a identidade cultural do indivíduo, do grupo e de uma sociedade, de uma comunidade – cidade – região - país.

O imaginário popular está permeado de histórias que tem por referencias as brincadeiras vividas sob a sombra da mangueira ou escalando os galhos em busca de uma fruta que se encontrava bem na pontinha do galho. Poucos eram os meninos corajosos que se sentiam desafiados em alcançar tal fruto. Não raro, uma galha quebrava e a criança num lance de trapezista se lançava para outra parte da árvore e o menino passava a ser considerado o herói da turma. Senão, a história seria outra:

- Dona Menininha, o Pedro quebrou o braço!

Estamos a discorrer sobre um projeto de lei municipal que trata dos nomes de ruas que tem as frutas como referência. As frutas a que estamos nos referindo não são reais, nós não estamos vendo e nem mesmo sentindo pelo tato e mesmo pelo olfato ou paladar. As frutas se encontram em nosso imaginário, ou seja: frutas abstratas. Mesmo que um de nós tenha degustado um caju uma, duas, muitas vezes. E se repetirmos o gesto, nunca será a mesma fruta, pois ele, o caju, se revelará novíssimo em folha. Quem prova o gosto, a textura e o suco da polpa do caju estará provando a si mesmo, que possui a capacidade de experimentar através da memória infinitas frutas do cajueiro e cada uma diferentemente.

Em Barreiras /BA, as frutas se metamorfosearam em ruas e se eternizaram a partir da lei. Hoje irei bem cedinho ao Buriti colher Jenipapo, Juá, Pitanga, Mangaba, Pitomba, Mutamba, Caju e Pequi. Você irá? Aproveite, pois, a lei passou a vigorar no dia 1º de dezembro de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário