segunda-feira, 7 de maio de 2012

“O Nordeste é o coração, osso e nervo do Brasil. E o sertão é o coração, osso e nervo do Nordeste”



Durante o segundo dia da Celebração das Culturas dos Sertões, pelas ruas de Feira de Santana, os vaqueiros desfilaram em cavalhada confirmando a importância deste seguimento social que foi oficialmente reconhecido pelo Governo do Estado da Bahia como Patrimônio Cultural Imaterial


Logo em seguida o mote foi dado, o desafio colocado e repentistas deram a resposta em alto e audível som. Foram momentos de singular beleza ao toque da viola.


O fole da sanfona foi aberto e os dedos apertaram o teclado. Assim foi homenageado Luís Gonzaga o Rei do Baião. Jovens sanfoneiros de bom repertório e de fino trato com a concertina nos braços fez a todos bailar.


O grupo de teatro popular Kabana, de Minas Gerais, encenou a peça “EH Boi”. A apresentação despertou a participação do público a partir de brincadeiras e muita criatividade. A peça trouxe para a Celebração das Culturas dos Sertões a graça e o jeito de falar sobre o imaginário nordestino.



O dia foi coroado com a presença de Ariano Suassuna com sua destreza de pensar e de dizer sabenças. Suassuna confirmou a importância da cultura sertaneja quando afirmou que “O Nordeste é o coração, osso e nervo do Brasil. E o sertão é o coração, osso e nervo do Nordeste”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário