segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Literatura de Cordel no palco

O Romance do Pavão Misterioso, de José Camelo de Melo Resende, é um dos maiores sucessos da Literatura de Cordel. A peça será encenada no Centro Cultural de Barreiras, nos dias 13 e 14 de setembro. Mais de 800 alunos de 16 Escolas Conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino foram convidados para assistir ao espetáculo.

A peça teatral terá uma sessão beneficente aberta ao público no dia 13 de setembro, às 19h, com arrecadação de alimentos em prol da Associação de Amparo ao Menor Carente (AMEC), que educa e zela pelo bem-estar de crianças em situação de risco.

O espetáculo é produzido e encenado pela Cia do Voo do Rio de Janeiro, e traz a história de uma condessa grega chamada Creuza, que de tão bela desperta o amor de Evangelista, um jovem turco e rico, que deixa sua terra natal e se muda para Grécia decidido a conquistar o amor da condessa. O problema é que a moça vive presa no alto de um sobrado, por ordem de seu próprio pai, sem poder falar com ninguém.

A história se desenvolve com as artimanhas criadas pelo jovem turco para conquistar sua amada. Este espetáculo, uma mistura de romance, teatro e cordel, surpreende justamente por essa combinação inusitada de estilos, em que os quatro atores se revezam nos papéis e despertam a imaginação da plateia.

José Camelo de Melo Resende, autor do texto e patrono da Academia Brasileira de Cordel, começou a criar romances por volta de 1923, mas não escrevia suas composições – guardava-as na memória para cantá-las onde quer que se apresentasse.

A peça teatral faz parte das ações de Marketing Cultural da Editora Positivo, empresa do Grupo Positivo - maior corporação Educacional do Brasil –, e integra um projeto de ações culturais e educacionais que tem como objetivo aliar o entretenimento ao conhecimento, em todo o território nacional. Ao todo, a turnê desse espetáculo beneficiará, apenas no 2º semestre, cerca de 14 mil alunos de 162 Escolas Conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino de seis cidades da Bahia.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Ações Especiais da Editora Positivo, Alessandra Meira, as ações de marketing cultural valorizam as diversas manifestações culturais do Brasil e contribuem para a formação e o enriquecimento cultural dos alunos das Escolas Conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino. “Os temas são adequados de modo que possam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que, de alguma forma, ampliem o conhecimento de alunos e professores”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário